segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NÚMEROS E PROJEÇÕES DO BRASILEIRÃO 2010 - 25ª RODADA

A 25ª rodada do Brasileirão 2010 apresentou resultados que fizeram aumentar ainda mais o brilho da competição, bem como a disputa, seja pelo título, pela Libertadores ou contra o rebaixamento.
O principal jogo envolvendo o Internacional e o Corinthians reservou um final emocionante, com pênalti, expulsão e gol no último minuto que decretou a conquista dos três pontos pelo colorado. Com essa vitória o Inter se mantém na briga e também não permitiu que os paulistas se distanciassem dos demais na liderança. Já o Fluminense, jogando em Salvador, conseguiu retomar a ponta vencendo o Vitória por 2 x 1.
No Engenhão, o Botafogo de Joel Santana manteve a queda na tabela e apenas empatou com o Atlético-PR, sofrendo um gol no último minuto de jogo. Enquanto isso, o Atlético MG perdia sua 16ª partida, desta vez para o Grêmio por 2 x 1. E o Avaí, que vinha de 7 jogos sem vitória, conseguiu tirar o atraso em cima do Ceará e goleou por 5 x 0.
A rodada começou no sábado com uma grandiosa zebra no Morumbi, onde o São Paulo foi surpreendido pelo ameaçado de rebaixamento Goiás e tomou logo três gols no primeiro tempo. Não teve reação e o placar final foi 3 x 0 para os goianos que esboçam uma reação para tentar fugir da degola.
Na Vila Belmiro, os meninos do Santos conseguiram recuperar o bom futebol após a tempestade que conturbou o time na última semana e saíram com uma excelente vitória de 4 x 1 sobre o Cruzeiro, que ainda sonha com o título. O Palmeiras foi ao Engenhão e aumentou a crise no rubro-negro carioca e venceu por 3 x 1. Em Goiânia, na briga direta dentro do Z4, o Atlético GO superou o Grêmio Prudente por 3 x 0 e aumentou ainda mais o desespero do lanterna. Em Campinas, o Guarani comprovou que contra cariocas não perde pontos e venceu o Vasco por 1 x 0.

NÚMEROS
O segundo turno vem apresentando algumas novidades no desempenho de determinados times. Os líderes são Grêmio e Cruzeiro, com 13 pontos conquistados em 18 disputados, com um aproveitamento de 72,2%. O terceiro colocado é o Goiás, com 11 pontos, sendo que na classificação geral continua na zona de rebaixamento, com apenas 24 pontos no 18ª lugar. O pior time no turno é o Grêmio Prudente, com apenas 1 ponto.
Os líderes na classificação geral, Fluminense e Corinthians, pegando apenas o desempenho do returno, estão respectivamente em 6º e 7º lugar com 10 pontos cada e aproveitamento de 55,6%.
Avaí e Ceará, que já ocuparam as primeiras colocações no início do campeonato, agora estão namorando perigosamente a zona do rebaixamento. Ambos somaram apenas 5 pontos no returno. O mesmo pode-se afirmar sobre Vasco da Gama e Flamengo. O time cruzmaltino está em 19º no returno, com 4 pontos, e em 14º no geral com 30. Já o rubro-negro conquistou 6 pontos no returno, ocupando o 15º lugar, e na classificação geral somou 28 sendo o primeiro fora da zona de rebaixamento, 2 pontos acima do Atlético GO que tem 26.
O Grêmio Prudente, para não ser rebaixado, teria que tirar uma diferença de 11 pontos em 13 jogos, já que esta é a diferença que o separa do Flamengo que tem 28 e é o primeiro fora do Z4. Matematicamente é possível e o Grêmio tirou uma diferença de 10 pontos com o mesmo número de jogos no campeonato de 2003 e fugiu do rebaixamento. O Fluminense, no ano passado, também conseguiu uma façanha. Mas na média, é um número dificílimo de ser alcançado. Lembrando ainda que Grêmio e Fluminense contaram com o apoio massivo de suas torcidas e o Grêmio Prudente não tem esta força fora do gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.