domingo, 15 de agosto de 2010

FLUMINENSE MAIS LÍDER DO QUE NUNCA

14 rodadas do Campeonato Brasileiro 2010 e o seu líder apresenta um desempenho mais do que positivo: o Fluminense chegou a 32 pontos e aproveitamento de 76,2%. São dez vitórias, dois empates e duas derrotas. Mais uma vez o rei dos pontos corridos, Muricy Ramalho, vai comandando com maestria sua equipe e está pintando com grandes chances de ser campeão novamente. Além do bom desempenho nestes 14 jogos, o time vem se reforçando e já se precavendo de possíveis perdas na janela que vai até 31 de agosto.

A rodada pode ser chamada de a Rodada da Recuperação. No sábado, no Ipatingão, o Atlético MG de Luxemburgo finalmente encontrou a vitória. Mas ainda continua na zona de rebaixamento.
Outro que também fez as pazes com a vitória no sábado foi Felipão e seu Palmeiras. 2 x 0 contra o Atlético PR no Pacaembu. Talvez a maior conquista nem tenha sido a vitória, mas sim o fato do time não ter tomado gols, coisa que não vinha acontecendo nos últimos jogos.
Ainda no sábado, o Atlético GO confirmou sua péssima campanha e perdeu em casa para o Botafogo de Joel Santana que chegou a sua terceira vitória consecutiva. Os goianos continuam segurando a lanterna enquanto o time da estrela solitária conseguiu chegar entre os quatro primeiros.
Outro carioca, o Flamengo, conseguiu vencer o Ceará no Maracanã graças a um penalti daqueles bem mandraques. Se fosse para o Ceará com toda a certeza o árbitro não marcaria. Os cearenses dominaram grande parte do jogo e criaram muitas chances claras de gol. Vejo as entrevistas coletivas do técnico Rogério Lourenço e não sinto a menor convicção em suas palavras. Parece muito inseguro, sentindo que a qualquer momento pode fazer parte da lista dos demitidos.

O Avaí encarou o Corinthians e mostrou que é especialista em vencer os times paulistas. 3 x 2 e poderia ter sido mais, apesar de um esboço de reação dos corintianos no final do jogo. Esse time do Avaí é muito bem montado. Não sou admirador do Antonio Lopes, mas desta vez ele parece ter seus méritos. Jogam sempre no ataque, mesmo quando estão na frente do marcado. Pela Sul Americana, no meio da semana, eles já tinham vencido o Santos em pleno Pacaembu por 3 x 1. E os catarinenses estão no G-4.

No Morumbi ocorreu a estreia do técnico Sérgio Baresi pelo São Paulo, jogando contra o Cruzeiro. Algumas mudanças já foram notadas na equipe, como cobranças de faltas ensaiadas e mais movimentação do setor de meio de campo. Mas alguns jogadores continuam devendo à sua torcida, como Marlos e Cléber Santana. Positivo foi o retorno à equipe titular de Carlinhos Paraíba que jogou muito bem enquanto teve fôlego. Ao final um empate de 2 x 2, conseguido nos últimos minutos da partida.

Paulo César Gusmão conseguiu chegar à marca de 14 jogos invictos neste Brasileirão. Foram sete pelo Ceará antes da copa e agora mais sete pelo Vasco. Desta vez a equipe conseguiu sua primeira vitória jogando fora de casa e superaram o Grêmio Prudente por 2 x 1.

Outra equipe que conseguiu se reencontrar com a vitória foi o Grêmio, agora comandado pelo falastrão Renato Gaúcho, que já chegou afirmando que será fácil recuperar o time. Depois da estreia no meio da semana contra o Goiás e a eliminação da Sul Americana, neste domingo voltaram a enfrentar o mesmo time e desta vez conseguiram a vitória por 2 x 0.

Já o Santos parece não ter peças de reposição à altura dos titulares. Jogando sem Robinho (que vai para o Fenerbahce da Turquia), Neymar e André os santistas foram batidos novamente pelo Vitória no Barradão por 4 x 2. Tenho afirmado que o Santos é um time comum quando não conta com Neymar e Ganso é bem marcado pelo adversário. Nesta partida isso ficou muito claro. Todas as jogadas ofensivas passavam pelos pés de Ganso, que, bem marcado, não conseguia fazer suas maravilhosas jogadas. Mesmo assim o primeiro gol saiu de um chute seu, rebatido pelo goleiro.

A artilharia do campeonato está agora com Bruno César, do Corinthians, com 8 gols.
O melhor ataque pertence a Botafogo e Avaí com 25 gols cada. Já a melhor defesa ainda está com o Ceará, com sete gols.

Abaixo as tabelas de classificação geral, em casa e fora de casa. E ainda mais números do campeonato.










Um comentário:

  1. Fala Geraldo, tudo bem?
    Não tem como pegar os 10 primeiros e colocar de cabeça pra baixo só para ver se o Palmeiras sobe??? rsrsrs

    Abração
    Ótimo blog
    Vitinho

    ResponderExcluir

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.