domingo, 18 de julho de 2010

Copa acabou e voltamos para a realidade do Brasileirão 2010

Depois dos 31 dias de Copa do Mundo, vencida brilhantemente pela Espanha, o torcedor brasileiro volta novamente seus olhos para o futebol caseiro e o Brasileirão, com 60 clubes divididos em suas séries A, B, C e D. Claro que o foco principal é a primeira divisão onde estão nossos principais times. Mas, pelos quatro cantos do país o torcedor não deixa nunca de companhar o seu clube de coração, mesmo que esteja na quarta-divisão.

SÉRIE A (20 Clubes)
Atlético/GO - Atlético/MG - Atlético/PR - Avaí - Barueri – Botafogo Ceará – Corinthians – Cruzeiro – Flamengo – Fluminense – Goiás Grêmio – Guarani – Internacional – Palmeiras – Santos - São Paulo Vasco da Gama - Vitória

SÉRIE B (20 Clubes)
ASA – América MG – América RN – Bahia – Bragantino – Brasiliense – Coritiba – Duque de Caxias – Figueirense – Guaratinguetá – Icasa- Ipatinga – Náutico – Paraná – Ponte Preta – Portuguesa – Santo André – São Caetano – Sport – Vila Nova

SÉRIE C (20 Clubes)
ABC RN – Águia – Alecrim RN – Brasil – Campinense – Caxias – Chapecoense – CRB – Crisciúma – Fortaleza – Gama – Ituiutaba – Juventude – Luverdense – Macaé – Marília – Paissandu – Rio Branco – Salgueiro – São Raimundo

SÉRIE D (40 Clubes)
Grupo 1: América-AM - Cristal - Remo - Cametá-PA
Grupo 2: Náuas-AC - Vilhena-RO - Mixto - Vila Aurora
Grupo 3: JV Liberal-MA - Flamengo-PI - Guarany-CE - Sampaio Corrêa
Grupo 4: Santa Cruz - CSA - Confiança - Potiguar
Grupo 5: Central - Fluminense-BA - Treze - River Plate-SE
Grupo 6: Ceilândia - Brasília - Botafogo-DF - Araguaína-TO
Grupo 7: Camaçari - Rio Branco-ES - Uberaba - América-RJ
Grupo 8: Madureira - Tupi - CENE-MS - Botafogo-SP
Grupo 9: São José-RS - Operário-PR - Joinville - Oeste
Grupo 10: Iraty - Pelotas - Marcílio Dias – Metropolitano

O Brasileirão da Série A chegou neste final de semana em sua nona rodada. Tem times disputando o Brasileiro e a Libertadores ao mesmo tempo (São Paulo e Internacional) e também a Copa do Brasil (Santos e Vitória). Muitas teorias se fazem em torno disso. Alguns pensam que se deve priorizar os torneios que estão na fase decisiva e outros que se deve disputar tudo com os melhores jogadores. Falar que o Brasileiro tem 38 rodadas e que se pode recuperar lá na frente é uma falácia, pois já vimos em edições anteriores que isso nem sempre é possível.

Antes da parada para a Copa do Mundo, com sete rodadas disputadas, os quatro primeiros colocados eram Corinthians, Ceará, Fluminense e Santos. Já os quatro últimos eram: Atlético PR, Atlético MG, Vasco e Atlético GO.
Duas rodadas depois da Copa e temos agora entre os quatro: Corinthians, Fluminense, Ceará e Flamengo e Cruzeiro. Sim, Flamengo e Cruzeiro estão empatados em todos os critérios. Já entre os quatro últimos: Grêmio, Vasco, Atlético PR e Atlético GO.

OS GRANDES DE SÃO PAULO

O Corinthians lidera e voltou bem depois da parada da copa. Empatou fora com o Ceará e ganhou do Atlético MG no Pacaembu. Mas uma parte da torcida está descontente com o estilo de jogo adotado por Mano Menezes. A maior crítica é quanto ao estilo retranqueiro de se jogar. As vitórias sempre são apertadas e uma hora ou outra vai ser difícil garantir os três pontos. O ambiente interno foi abalado pela atitude do goleiro Felipe, que acertou uma transferência para a Itália que acabou não acontecendo. Voltou ao clube e foi afastado.

O Santos, o time mais badalado do primeiro semestre e campeão paulista, conheceu duas derrotas, sendo uma na Vila Belmiro, hoje, para o Fluminense de Muricy Ramalho. Neymar, Ganso, Robinho e André parecem ter deixado o bom futebol no primeiro semestre. O time santista disputa ainda a Copa do Brasil e está na final contra o Vitória.

O Palmeiras contratou Luiz Felipe Scolari e reacendeu a esperança no torcedor. No primeiro jogo, comandando da cabine, o Palmeiras venceu o Santos. Mas hoje, jogando contra o Avaí, em sua estréia no campo de jogo, Felipão já conheceu sua primeira derrota, mesmo jogando com um homem a mais a maior parte do tempo.

Já o São Paulo conseguiu jogar uma nuvem negra sobre as boas atuações que teve no final do semestre passado, principalmente nos jogos das quartas-de-final da Libertadores contra o Cruzeiro. No primeiro jogo depois da parada do campeonato, pegou o Avaí no Morumbi e mostrou um futebol muito fraco e perdeu de 2 x 1. Veio o jogo contra o Vitória, quando vários jogadores prometeram reação e melhor desempenho, e novamente o time foi dominado só mostrou um bom futebol depois dos 25 minutos do segundo tempo, após entradas de Cléber Santana, Fernandinho e Washington. A ira da torcida se volta principalmente contra Ricardo Gomes.

Classificação após a Rodada 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.