domingo, 27 de junho de 2010

Constatações sobre 50% das Oitavas

Jogadas as quatro primeiras partidas das oitavas de final da Copa da África do Sul, já podemos fazer algumas constações, mas previsões jamais.

O primeiro jogo foi Uruguai 2 x 1 Coréia do Sul. A Celeste Olímpica é, sem dúvida, a grata surpresa desta 19ª edição da copa do mundo. Uma seleção que conseguiu sua classificação somente na repescagem, na disputa contra a Costa Rica, chegou quietinha e sem nenhuma grande expectativa. Ou vindo declarações de jornalistas uruguaios, todos afirmam que até mesmo para eles este desempenho vem surpreendendo.
Passou pela primeira fase com duas vitórias e um empate, sem sofrer gols e terminou em primeiro no grupo. O goleiro Muslera ficou 338 minutos sem tomar gols. Tem como base de sustenção a experiência e a garra de Diego Lugano na defesa e a técnica de Diego Forlan, jogando às vezes como meia e às vezes como atacante. O outro atacante, Luiz Suáres, também está fazendo uma excelente copa e fez o gol que garantiu ao Uruguai a passagem para as quartas-de-final.



FICHA TÉCNICA
Uruguai 2 x Coréia do Sul

Gols
Uruguai: Luis Suárez, aos 8min do 1º tempo e aos 35min do 2º tempo

Coreia do Sul: Lee Chung-Yong, aos 23min do 2º tempo

Personagem do jogo
Luis Suárez, autor de dois gols absolutamente decisivos

Esquema Tático do Uruguai
4-3-1-2

Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín (Victorino) e Fucile; Arévalo Rios; Diego Pérez e Alvaro Pereira (Lodeiro); Forlán; Luis Suárez (Alvaro Fernández) e Cavani
Técnico: Oscar Tabarez

Esquema Tático da Coreia do Sul
4-2-3-1

Jung Sung-Ryong; Cha Du-Ri, Cho Yong-Hyung, Lee Jung-Soo e Lee Young-Pyo; Kim Jung-Woo e Ki Sung-Yueng Yeom Ki-Hun; Lee Chung-Yong, Ji Sung-Park e Kim Jae-Sung (Lee Dong-Guk); Park Chu-Yong
Técnico: Huh Jung-Moo

Cartões amarelos
Coreia do Sul: Cha Du-Ri, Kim Jung-Woo e Cho Yong-Hyung

Árbitro
Wolfgang Stark (Alemanha)

Local
Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth

Na segunda partida de sábado, a representante do continente africano, Gana, enfrentou os Estados Unidos, que também vinham realizando uma boa copa. Vinham, porque a esta altura já estão de volta à terra de Tio Sam, pois foram batidos por 2 x 1 no único jogo até aqui que foi para a prorrogação. Foi um jogo bem disputado, com muita força por parte de Gana, e bastante toque de bola da seleção americana.



FICHA TÉCNICA
EUA 1 x 2 Gana


Gols
Estados Unidos: Donovan, aos 16min do 2º tempo

Gana: Kevin-Prince Boateng, aos 5min do 1º tempo, e Gyan, aos 2min do 1º tempo da prorrogação

Personagem do jogo
Gyan, que fez outra ótima partida isolado no ataque e marcou o gol da vitória

Esquema Tático dos Estados Unidos
4-4-2

Howard; Cherundolo, DeMerit, Bocanegra e Bornstein; Clark (Edu), Bradley, Dempsey e Donovan; Findley (Feilhaber) e Altidore (Gomez). Técnico: Bob Bradley

Esquema Tático de Gana
4-1-4-1

Kingson; Paintsil, John Mensah, Jonathan Mensah e Sarpei (Addy); Annan; Inkoom (Muntari), Asamoah, Kevin-Prince Boateng (Appiah) e Ayew; Gyan. Técnico: Milovan Rajevac

Cartões amarelos
Estados Unidos: Clark, Cherundolo e Bocanegra

Gana: Jonathan Mensah e Ayew

Árbitro
Viktor Kassai (HUN)

Local
Estádio Royal Bafokeng, Rustemburgo

DOMINGO COM JOGOS DIGNOS DE COPA DO MUNDO
O segundo dia das oitavas foi aberto com o clássico mundial Alemanha x Inglaterra. O jogo começou com o domínio total da Alemanha, que marcava forte e tocava a bola com muita rapidez, chegando com facilidade ao gol do goleiro inglês James. Não demorou muito para a superioridade se transformar em vantagem. Primeiro Klose e depois Podolski marcaram. A Inglaterra perdia o meio de campo e não conseguia levar perigo ao gol de Neuer. Porém, naquela que é a jogada mais manjada dos ingleses, conseguiram balançar as redes aos 37 minutos numa boa cabeçada de Upson e saída mal executada do goleiro alemão. Um minuto depois aconteceria o empate, não fosse a péssima visão do auxiliar e do árbitro que não viram a bola entrar por mais de 30cm.
A Inglaterra voltou para o segundo tempo disposta a reverter a história do jogo. Mas, com dois contra-ataques mortais, Müller balançou as redes alemãs e selou a sorte do jogo.



FICHA TÉCNICA
Alemanha 4 x Inglaterra


Gols
Alemanha: Klose, aos 20min, Podolski, aos 32min do 1º tempo e Müller, aos 22min, e Müller aos 25min do 2º tempo
Inglaterra: Upson, aos 37min do 1º tempo

Personagem do jogo
Thomas Müller, o melhor na vitória alemã

Esquema Tático da Alemanha
4-2-3-1

Neuer; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Boateng; Khedira e Schweinsteiger; Müller (Trochowski), Özil (Kiessling) e Podolski; Klose (Gómez)
Técnico: Joachim Löw

Esquema Tático da Inglaterra
4-4-2

James; Glen Johnson (Wright-Phillips), Terry, Upson e Ashley Cole; Milner (Joe Cole), Lampard, Barry e Gerrard; Rooney e Defoe (Heskey)
Técnico: Fabio Capello

Cartões amarelos
Alemanha: Friedrich
Inglaterra: Glen Johnson

Árbitro
Jorge Larrionda (Uruguai)

Local
Free State Stadium, em Bloemfontein

Fechando o domingão, tivemos o futebol de toque de bola dos argentinos de Messi, Teves, Higuaín, Di Maria e Cia, contra o aplicado time do México. Novamente a arbitragem teve destaque negativo ao validar um gol em impedimento de Teves, abrindo o placar do jogo. Até então, os mexicanos vinham fazendo um bom jogo e já tinham criado chances para marcar, acertando inclusive o travessão de Romero.
Após sofrer o primeiro gol o México sentiu o golpe e a prova disso foi a falha do zagueiro Ozorio ao tentar a dominar a bola e perdê-la na frente de Higuaín que não perdoou e marcou 2 x 0.
Na volta do segundo tempo, Teves novamente deixou sua marca acertando um belíssimo chute no ângulo esquerdo de Pérez. Com a vantagem de 3 x 0 a Argentina passou a só tocar a bola, tentando explorar os contra-ataques. O México ainda conseguiu diminuir com Hernandez aos 26 minutos, mas não teve forças para tentar uma maior reação.



FICHA TÉCNICA
Argentina 3 x 1 México


Gols
Argentina: Tevez, aos 25min, e Higuaín, aos 32min do 1º tempo; Tevez, aos 7min do 2º tempo
México: Hernández, aos 26min do 2º tempo

Personagem do jogo
Tevez, que fez um gol impedido e marcou outro em uma bomba de longe

Esquema Tático da Argentina
4-1-3-2

Romero; Otamendi, Demichelis, Burdisso e Heinze; Mascherano; Maxi Rodríguez (Pastore), Messi e Di María (Jonás Gutiérrez); Tevez (Verón) e Higuaín. Técnico: Diego Maradona

Esquema Tático do México
4-2-3-1

Pérez; Juárez, Osorio, Rodríguez e Salcido; Rafa Márquez e Torrado; Giovani dos Santos, Bautista (Barrera) e Guardado (Franco); Hernández. Técnico: Javier Aguirre

Cartões amarelos
México:
Rafa Márquez

Árbitro
Roberto Rosetti (ITA)

Local
Estádio Soccer City, Johannesburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.