segunda-feira, 7 de junho de 2010

“Desta vez não vamos ter falhas na preparação”

Essa frase já foi repetida por Dunga inúmeras vezes nestes quase 4 anos de trabalhos à frente da seleção canarinho.

Como último passo dessa preparação para a Copa 2010, o Brasil enfrentou a Tanzânia e venceu por 5 x 1. O adversário ocupa atualmente o posto nº 108 do Ranking da Fifa e, para fragilizar ainda mais, jogou ontem uma partida oficial contra Ruanda, pelas eliminatórias da Copa da África e perdeu por 1 x 0.

O jogo era uma verdadeira festa. Os brasileiros querendo realizar um treino de luxo e os tanzanianos querendo aproveitar uma oportunidade única de aparecer para o mundo.
E o desfile começou a acontecer na Avenina Felipe Melo.
Eu gostaria de saber porque todo treinador tem sempre um determinado jogador no qual ele aposta tudo, mesmo quando todas as evidências mostram que aquele jogador não merece nem 10% da confiança que nele é depositada. No Brasil atual, esse jogador se chama Felipe Melo, a invenção de Dunga, e atual reserva na Juventus, que desembolsou a quantia de 25 milhões de Euros (70 milhões de Reais) mais o jogador Marco Marchionni para contrata-lo junto a Fiorentina. Antes, ele havia jogado em clubes do segundo escalão espanhol como Mallorca, Racing Santander e Almeria.
Mas Felipe Melo é o volante intocável de Dunga e não falamos mais nisso. Só como informação, o tal volante conseguiu a proeza de ser único brasileiro a tomar um cartão amarelo no jogo treino de hoje.

Como o jogo era de “preparação” então tudo está bem. Dunga pode fazer várias modificações, inclusive arriscando tirar seu xodó e colocando Ramires em seu lugar. Para azar dos dois, Ramires entrou, fechou a Avenida Central e ainda, de quebra, balançou as redes por duas vezes.

Não há muito o que se falar sobre um jogo treino como esse. Talvez comentar que a Tanzânia é treinada pelo brasileiro Márcio Máximo. E lembrar que, a temperatura na cidade de Dar es Salaam era de 32 graus. Se o motivo para ficar 10 dias em Curitiba era exatamente o clima frio, muito semelhante ao que será encontrado nos palcos da Copa, o que se justifica enfrentar um calor desses a uma semana da estréia?

Opa! 4 milhões em caixa para a CBF valeria até jogar no deserto do Saara. Ou seja, tudo está correto. Não podemos desconsiderar que o faturamento também é um item importante no planejamento da preparação para a Copa.

E que venha Costa do Marfim, Coréia do Norte e Portugal e os demais adversários. Nós temos Felipe Melo e pronto.




TANZÂNIA 1 X 5 BRASIL
Data: 07/06/2010, segunda-feira
Horário: 12 horas (horário de Brasília)
Local: estádio Nacional, em Dar es Salaam (Tanzânia)
Árbitro: Mohammed Sseggonga (Uganda)
Auxiliares: Desire Gahungu (Burundi) e Felicien Kabanda (Ruanda)
Cartões amarelos: Felipe Melo (BRA), Kelvin (TAN)
Gols: Robinho, aos 10 minutos e aos 33 min do primeiro tempo, Ramires, aos 7 min e aos 47 min do segundo tempo, Kaká, aos 30 minutos, Aziz, aos 41 min do segundo tempo
Tanzânia
Muhawari; Shamdrack (Kanoni), Kelvin, Haroub e Stephano, Abdulhahim (Aziz), Erasto (Bakari), Ngassa (Tegete) e Nizar; Mgosi (Bocco), Kigi (Naftali)
Técnico: Márcio Máximo
Brasil
Gomes; Maicon, Lúcio (Luisão), Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva (Josué), Felipe Melo (Ramires), Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Nilmar)
Técnico: Dunga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.