quarta-feira, 30 de junho de 2010

São Tomé Futebol Clube





Grande clássico mundial, Alemanha x Inglaterra disputando vaga nas quartas-de-final da Copa da África. Convidei meu amigo Fidélis para assistir o jogo em minha casa, na manhã daquele domingo.

Fidélis é daqueles que acompanham futebol desde a Copa do Chile, em 1962. Lembra de muitos detalhes, lances, craques, jogadas e até algumas escalações completas. Mas, ele é o verdadeiro São Tomé. Só acredita vendo e desconfia de tudo e de todos. Para ele, todo jogo tem alguma coisa armada. Não tem uma vez em que ele não fale: “Chi... ele errou esse chute desse jeito? Aí tem coisa”.

Se o juiz marca pênalti, é porque ele já ta comprado. Se um jogador chuta uma bola longe do gol adversário, é porque ele já está colaborando para que aquele jogo termine com um resultado que será bom para os dois times.

Sua criatividade para justificar “as armações” ou “a teoria da conspiração” é imensa.

- Pensa comigo, diz ele. A próxima copa será aqui. Você acha que a Fifa vai deixar o Brasil conquistar o Hexa agora? E depois, em 2014, ser Hepta? Vai perder a graça.

- Já ta tudo combinado. Porque você acha que o juiz e o bandeirinha não deram aquele gol da Inglaterra? Porque eles querem ver a Alemanha campeã este ano. Os caras já perderam na Copa passada na casa deles. E se Alemanha ganhar, também serão tetra, igual a Itália. Daí a disputa em 2014 vai ficar ainda mais interessante.

Fidélis é o cara. Ele procura sempre basear seus argumentos em fatos, as vezes verídicos, as vezes imaginários. Mas, mesmo pensando assim, torce feito louco para Luiz Fabiano acertar o gol, Maicon fazer um cruzamento perfeito e Michel Bastos começar a jogar nesta copa.

Depois do jogo em que a Alemanha venceu a Inglaterra por 4 x 2, ele acabou ficando para o almoço, pois à tarde teria outro jogaço: Argentina x México.

Antes de começar o jogo, Fidélis falou que a Argentina ganharia aquela partida de qualquer jeito. Pela sua teoria, a Argentina está passando por uma difícil crise econômica e a presidente, Cristina Kirchner, teria negociado um ótimo desempenho de los hermanos em toda a Copa. Em troca, a AFA – Associação de Futebol Argentina, iria apoiar a reeleição de Joseph Blatter para a presidência da FIFA.

Falei para o Fidélis que a Argentina tem mais time que o México, tem um ótimo meio de campo e ataque. Mas ele argumentou: - Você acha que uma seleção pode ser boa jogando com uma defesa que tem Otamendi, De Michelis, Burdisso e Heinze? Esses caras são muito ruins. Não jogariam nem em time da séria B do Brasil.

E não é que começa o jogo e o México vai criando chances, até acertar uma bola na trave? A defesa argentina parece comprovar a tese de Fidélis. E, para ele ficar ainda mais senhor de suas teorias, Tevez marca um gol em total impedimento. Final de jogo com a Argentina passando para as quartas.

- Não falei? Eu to falando. Tá tudo arranjado. Só você que não percebe essas armações.

Fidélis é a reencarnação do incrédulo discípulo de Jesus. Já falei para ele fundar um time e batizar como São Tomé Futebol Clube. Mas ele fala que não seria louco de fazer isso. Para ele, até nos jogos da várzea tem armação.

- Lembra do ano passado, que o time da Vila dos Morros venceu as três primeiras partidas do Torneio da Amizade aqui do bairro? Eu assisti a todos os jogos e não conseguia acreditar como um time daqueles estava derrotando adversários mais fortes. Mas minha intuição não falha. O Dr. Abreu tinha comprado os juízes dos três jogos. Você sabe que o Dr. Abreu tem uma pousada em Pindamonhagaba? Pois é. Eu tenho certeza absoluta que esses três juízes ganharam finais de semana de graça lá na pousada do homem.

Não tem jeito. Eu até já desisti de tentar argumentar com o Fidélis que isso é coisa da cabeça dele. Já falei que o Ricardo Teixeira é um homem de bem, que a Globo não tem interesse em manipular jogos, que os campeonatos sempre são vencidos pelos melhores times. Falei que a FIFA é uma entidade idônea, que jamais esteve envolvida com negociação de resultados ou casos de corrupção. Falei até que o único juiz safado que tinha era o Edílson Pereira de Carvalho, mas que ele já foi afastado e não apita mais. Falei que o Internacional perdeu aquele título de 2005 para o Corinthians porque o Tinga se jogou na área e tentou cavar pênalti e mereceu ser expulso.

Pensando bem, se o Fidélis é igual a São Tomé, acho que eu já estou acreditando até em duendes e Papai Noel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.