sexta-feira, 18 de junho de 2010

Detalhes do desempenho de jogadores na copa

Quando assistimos a um jogo de futebol fixamos nosso olhar no chute para o gol, na defesa do goleiro, nos erros do árbitro. Mas, uma partida de futebol apresenta uma infinidade de detalhes que só podemos constatar através de números. E com os atuais recursos tecnológicos podemos analisar muito mais do que o simples resultado final.

VELOCIDADE
O futebol atual está num ritmo de velocidade cada vez maior. Basta assistir os jogos da década de 1970, 1980 para constatar que os jogadores percorrem, nos dias de hoje, uma distância muito superior ao que percorriam Gérson, Rivelino, Pelé e Cia.
Vejamos o que apurou os analistas da Fifa nesta primeira semana de jogos pela Copa do Mundo da África do Sul.
A Grécia precisou de cinco jogos no principal campeonato do mundo para conseguir marcar o seu primeiro gol e vencer seu primeiro jogo. Mas no quesito km/hora cinco gregos estão entre os 11 mais velozes da Copa. Avraam Papadopoulos atingiu a velocidade de 31,57 km/h. Logo a seguir vem Konstantinos Katsouranis com 31,50 km/h.
Os times africanos são famosos por suas arracandas. E o Nigeriano Victor Obinna é o terceiro mais veloz da copa com 31,10 km/h.

No jogo de estréia do Brasil, a opinião unânime foi de Kaka está fora de forma e que deixou muito a desejar. Mas, ele foi o brasileiro que atingiu a melhor média horária, com 29,84 km/h. Maicon, que confessou ter chegado na linha de fundo quase sem pernas, no lance em que marcou o primeiro gol brasileiro, foi o segundo mais vez com 28,76 km/h. O outro brasileiro mais vez, com certeza para surpresa de todos, foi Gilberto Silva, com 27,50 km/h. Já os atacantes canarinhos ficaram bem abaixo: Luiz Fabiano teve média horária de 22,75 km/h e Robinho 21,72 km/h.
A seleção Argentina mostrou em suas duas partidas um futebol muito rápido e de muita troca de passes. Gonzalo Iguaín, artilheiro da copa com três gols, atingiu a velocidade média de 30,93 km/h. Seu companheiro de ataque, Lionel Messi, marcou 28,72 km/h.
O jogador que percorreu a maior distância nos gramados africanos nestas duas rodadas é Gerardo Torrado, do México, com 24.22 km. O segundo colocado é Michael Bradley, dos EUA, com 23,81 km. Outro mexicano, Carlos Salcido, vem em terceiro lugar com 22.94 km.
Essa distância foi mensurada em duas situações: com a posse de bola e sem a posse da bola.
Na primeira situação, Torrado também lidera com 9,82 km. Em segundo está seu companheiro Salcido com 9,30 km. Já na situação sem a posse de bola, a liderança fica com Kagisho Dikgacoi, da África do Sul, com 10,29 km.

PASSES
Uma das exigências primordiais para o bom desempenho de uma equipe de futebol é acertar passes. O argelino Nadir Belhadj lidera na quantidade total de passes em duas partidas, com 155, média de 77, 5 por jogo. Em segundo vem Lionel Messi, com 145no total e média de 72,5 por jogo.
O Brasil só disputou um jogo, mas Maicon deu 110 passes nesse jogo, ficando portanto bem acima da média. O outro lateral, Michel Bastos é o segundo brasileiro que mais passou, com 105.

CHUTES AO GOL
Entre os que já disputaram duas partidas, a lliderança neste item é Lionel Messi, com 15, sendo sete no gol e oito para fora. Outro argentino, Gonzalo Higuain, vem em segundo com 11 chutes, sendo oito no gol e três para fora. Diego Forlan, do Uruguai, é o terceiro, com dez, dos quais quatro foram no gol (e já marcou dois gols) e seis para fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.