domingo, 13 de junho de 2010

Polícia sul-africana usa de violência para dispersar trabalhadores após jogo da Copa

Mais de mil funcionários da Arena Moses Mabhida, em Durban, fizeram um protesto hoje logo após a partida entre Alemanha 4 x 0 Austrália.
O motivo do protesto foi a reclamação pelo pagamento dos salários. A polícia local entrou em ação para dispersar a manifestação e fez uso de violência, com bombas de efeito moral, cassetetes e armas com balas de borracha.
Após a ação policial os manifestantes sairam das imediações do estádio e se reuniram novamente em uma esquina nas imediações da Arena. Mais uma vez a polícia entrou em ação utilizando os mesmos recursos. Desta vez a multidão resolveu reagir, atirando pedras contra os policiais.

Após o conflito permanecer por cerca de meia hora, a polícia começou a negociar com os manifestantes. Os funcionários estão sentados de braços cruzados e se recusam a sair do local, apesar dos pedidos dos policiais.

Esta não é a primeira manifestação de trabalhadores na África por ocasião da Copa do Mundo. Quatro meses antes do início da competição, cerca de oito mil servidores públicos fizeram uma manifestação no centro de Joanesburgo para receberem aumentos nos salários. Duas semanas antes do início da competição, 16 mil empregados da empresa de energia elétrica Eskom entraram em greve também reivincando aumento salarial. Também houve ameaças de que os funcionários de companhias de telecomunicações e do sistema ferroviário iriam cruzar os braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.