domingo, 6 de junho de 2010

Pausa para a Copa

Após sete rodadas, o campeonato nacional mais disputado do planeta dá uma parada. Agora os nossos olhos vão se direcionar para o centro mundial das atenções: África do Sul.
Aqui em terras brasilis podemos já constatar algumas novidades. Na ponta de cima, líder e invicto, está o time da Marginal, que parece não ter se abatido com mais uma eliminação da Libertadores. Também, é a última oportunidade para se ganhar um título no ano do centenário. Baseando-se nestas primeiras rodadas podemos notar que os árbitros estão muito bonzinhos com os corinthianos. Penaltis a favor, expulsões de jogadores adversários mais que duvidosas e outras ajudinhas mais. Com isso chegaram aos 17 pontos com 5 vitórias e 2 empates. Mas fungando no cangote vem o tradicionalíssimo Ceará de Fortaleza, de volta à série A após 15 anos de ausência. E a volta não poderia ter tido um melhor início. As mesmas 5 vitórias e 2 empates. Mas o mais surpreendente é a defesa ter sofrido apenas 1 gol, contra o Santos, em pênalti totalmente duvidoso. Claro que não dá para se apostar que o Vovô, que completou 98 anos no último dia 2, irá manter essa campanha até o final do campeonato. Mas que está mostrando uma equipe certinha, bem armada e que sabe o que quer, isso não podemos negar.
Completam o grupo dos 4 primeiros o Fluminense de Muricy Ramalho e o badalado Santos. Na quinta colocação vem a outra surpresa, o Guarani de Campinas. E o Tricolor paulista vai passar a copa na sexta colocação.
Mas quatro equipes não poderão desfrutar dessa parada com tanta tranqüilidade: os três Atléticos – PR, MG e GO e o Vasco. Esses estariam rebaixados caso o campeonato terminasse agora.

Números
Até a sétima rodada temos os seguintes números:

Total de jogos: 70
Total de gols: 187
Média de gols: 2,67

Artilheiros
1º Roger (Guarani) – 6
2º André (Santos) – 5
3º Herrera (Botafogo); Hugo (Grêmio); Muriqui (Atlético-MG); Ricardinho (Atlético-MG); Schwenk (Vitória); Vágner Love (Flamengo) – 4

Melhores ataques
1º Corinthians (1º) – 15
2º Santos (4º) – 15
3º Botafogo (8º) – 13

Piores ataques
Interessante notar que o 4º pior ataque do campeonato é o do Ceará, com apenas 7 gols. No entanto, a equipe tem a melhor defesa, com apenas 1 gol sofrido em 7 jogos.
1º Vasco (19º) – 5
2º Atlético-GO (20º) – 5
3º Palmeiras (10º) – 6

Melhores defesas
1º Ceará (2º) – 1
2º Fluminense (3º) – 5
3º Palmeiras (10º) – 5

Piores defesas
1º Atlético-MG (18º) – 16
2º Atlético-PR (17º) – 15
3º Internacional (16º) – 13

Cartões amarelos: 391
Média por jogo: 5,58

Cartões vermelhos: 37
Média por jogo: 0,52

Times com mais cartões amarelos:
1º Atlético MG 27
2º Atlético PR e Grêmio 26
3º Santos 23

Times com mais cartões vermelhos:
1º Atlético PR - 5
2º Botafogo e Atlético GO – 4
3º Vitória - 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.