terça-feira, 15 de junho de 2010

Onde jogam os 736 atletas das 32 seleções

A cada jogo ficamos admirados com as informações sobre os jogadores que estão disputando a 19ª Copa do Mundo na África do Sul. Tem brasileiro jogando pela Alemanha, por Portugal, pelo Japão e até pela Dinamarca. Tem Argentino jogando pela Itália e assim vai.

Mas no dia-a-dia, nos campeonatos interclubes, onde atuam esses jogadores?

A liga inglesa é a que mais forneceu atletas. São 114 jogadores distribuídos em 27 seleções. Somente Coréia do Norte, Japão, Itália, Uruguai e Alemanha não tem convocados que atuam na Premier League. E os 23 ingleses do selecionado da rainha atuam todos na Inglaterra. Austrália, Nigéria e Estados Unidos com sete jogadores cada são as demais seleções que levaram os atletas da liga mais rica do planeta.

A segunda liga com mais jogadores é a alemã, com 84 selecionados, espalhados por 24 seleções. E todos os 23 convocados pelo técnico germânico Joachim Löw jogam na Bundesliga. A Suiça é a seleção estrangeira com mais jogadores atuando na Alemanha.

O Calcio Italiano forneceu 79 jogadores para 20 seleções. A Azurra tem 22 que jogam na Itália. Completa a lista dos 23 o zagueiro Canavaro que atualmente disputa a liga do Qatar, atuando pelo Al-Ahli Doha. Brasil com oito e Argentina com seis são as seleções que mais convocaram atletas que atuam na Itália.

61 atletas saíram da Liga Espanhola para a África em 19 seleções. 20 desses 61 estão na seleção espanhola. Os outros três espanhóis atuam na Premier League da Inglaterra.
Fora estas quatro ligas mais fortes temos a seguir a Francesa com 48 jogadores convocados por 16 seleções. A Holandesa que cedeu 33 jogadores para 14 seleções, sendo que na seleção holandesa atuam apenas nove. A liga Japonesa tem 25 jogadores em 4 seleções. Logo a seguir vem a Grécia com 22 em 8 seleções e a Liga Mexicana com 21 convocados em quatro seleções.

O campeonato lusitano cedeu 21 jogadores. A liga norte coreana 20 atletas.
A sede África do Sul tem 16 jogadores, todos atuando pelos Bafanas Bafanas.
Várias ligas forneceram apenas um jogador. São elas a Austríaca, a Búlgara, a Camaronesa, a Chinesa, a Equatoriana, a Marfinense, a Sueca e a Tcheca.

Já o Campeonato Brasileiro está representado por seis jogadores: Robinho, Kléberson e Gilberto na seleção canarinho, mais Gonzalo Fierro, do Flamengo para o Chile, Julio César Cáceres, do Atlético MG para o Paraguai e Sebastián Abreu, do Botafogo para o Uruguai.

O Campeonato de Los Hermanos Argentinos forneceu 11 jogadores, sendo seis para a albiceleste, três para o Paraguai, um para o Uruguai e um para o Chile.

A Liga Israelense, pouquíssimo falada, está representada por seis jogadores: são três na seleção nigeriana, um na Costa do Marfim, um na Eslovênia e um na África do Sul. Vale notar que esses seis atletas atuam por seis clubes diferentes de Israel.

Outras ligas nacionais que cederam jogadores para a Copa são: Russa, Sul Coreana, Turca, Chilena, Hondurenha, Escocesa, Neo-zelandesa, Dinamarquesa, Suiça, Americana, Belga, Australiana, Ganesa, Paraguaia, Romena, Argelina, Sérvia, Colombiana, Emirados Árabes, Eslovaca, Eslovena, Norueguesa, Polonesa, Ucraniana e Uruguaia.

Temos ainda três jogadores que não estão disputando campeonato por nenhuma liga. Um Australiano e dois neozelandeses.
No total, 49 ligas do planeta forneceram jogadores para as 32 seleções.

NACIONALIDADE DOS JOGADORES
Num mundo globalizado temos jogadores vestindo camisas de seleções que não são de seu país de origem. A França é o país que tem mais jogadores distribuídos pelas seleções que estão na copa. São 44 espalhados por seis equipes: A França tem 21 franceses, um senegalês e um congolês. Logo a seguir vem a Argélia com 17 atletas franceses. Curiosidade é que até na seleção argentina tem um francês: é Gonzalo Iguain.

Depois da França é o Brasil o país com o maior número de jogadores na África. São 29 em cinco seleções. Fora os 23 comandados por Dunga temos ainda Deco, Pepe e Liedson em Portugal; Cacau na Alemanha; Marcus Tulio Tanaka no selecionado nipônico e o desconhecidíssimo Benny Feilhaber, que joga pela seleção norte-americana e atua pelo Aarhus, da liga dinamarquesa.

Os argentinos vem logo a seguir com 28 hermanos em mais quatro seleções além dos 22 da seleção argentina. Camoranesi pela Itália, Guilhermo Franco pelo México, Jonathan Santana, Néstor Ortigoza e Lucas Barrios pelo Paraguai e Matías Fernandez pela seleção portuguesa.

Já a inglaterra, além dos 23 que atuam pela seleção inglesa tem ainda mais três que estão disputando a copa pela Nova Zelândia, num total de 26.

A Alemanha vem logo a seguir com 24 germânicos. Mas na própria seleção alemã são somente 19. Temos ainda um alemão em Gana, Nova Zelandia e Coréia do Sul e mais dois na seleção camaronesa.

Temos ainda alguns países que não conseguiram vaga nas eliminatórias mas estão representados na África: Uzbequistão (na seleção da Nigéria), Ucrânia (na Austrália), Suriname (na Holanda), Suazilândia (na seleção dos Bafanas Bafanas), Senegal (na França), Escócia (nos Estados Unidos), Croácia (na Austrália), Canadá (pela seleção de Portugal), cada nação com um jogador.
Venezuela, Iugoslávia, Congo, Cabo Verde e Bósnia tem dois representantes cada. Polônia tem três atletas defendendo as cores alemãs.
No total são 46 países que enviaram jogadores para a África.

CLUBES
295 clubes de 49 ligas nacionais forneceram jogadores para as 32 seleções.
Barcelona e Chelsea lideram a lista com 14 cada. Depois vem o Liverpool com 12 e Bayerm de Munique com 11. Arsenal, Inter de Milão e Real Madrid mandaram 10 jogadores cada. Com nove convocados estão Ajax, Panathinaikos, Tottenham e Wolfsburg.

Mais quatro clubes forneceram oito atletas cada: Juventus, Marselha, Portsmouth e Udinese. De sete jogadores para baixo a lista é enorme.
Mas alguns clubes merecem registro. Já ouviu falar no Wellington Phoenix? Faz parte da Liga Neo-zelandesa e forneceu sete jogadores para a seleção nacional. E o Amrokgang? É da liga norte-coreana e sedeu cinco jogadores para a seleção.

Outros 155 clubes forneceram apenas um jogador para diferentes seleções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.